Café, cacau e espécies florestais

Produtores rurais do município de Cotriguaçu, em Mato Grosso, ficaram interessados em participar do PRS como Unidade Multiplicadora (UM) após conhecer o SAF

O Projeto Rural Sustentável (PRS) realizou, no dia 19 de agosto, o Dia de Campo (DC) na propriedade rural Sítio Resplendor, do agricultor Antonio Carlos da Silva Tomaz, localizada no Projeto de Assentamento (PA) Nova Cotriguaçu, Comunidade Lambari, 123 km do município de Cotriguaçu, com a temática “Pró Café – Programa de Incentivo para o Café”.

Participaram do evento 31 produtores, que puderam conhecer melhor o PRS e a Unidade Demonstrativa (UD) com a tecnologia Sistema Agroflorestal consorciado com café, cacau e espécies florestais. Os SAFs proporcionam tanto benefício econômico quanto ambiental, permitindo que o agricultor diversifique seus produtos.

O proprietário da UD falou sobre os desafios e as dificuldades de se implantar um Sistema Agroflorestal, mas enfatizou o retorno positivo que teve com a iniciativa. “É uma grande satisfação ver a minha propriedade conservada e ainda poder tirar uma boa renda com a venda do café e do cacau. E o diferencial é ter toda a minha família trabalhando no cultivo da agrofloresta”, conta Antônio Carlos da Silva Tomaz.

O Secretário de Agricultura de Cotriguaçu, Emerson Biensfild, também esteve no DC e pode acompanhar as explicações sobre o novo incentivo da produção do café clonal, irrigação, plantio, cultivo, manejo, logística e mercado. “É importante incentivar sistemas que visam a conservação, geração de renda e a segurança alimentar”, enfatizou o secretário.

Durante a programação, os participantes puderam ver na prática as técnicas de poda de café e cacau e, ainda, trocar experiências. Vários agricultores, que cultivam o café, ficaram interessados em ingressar no PRS como Unidade Multiplicadora (UM) implantando na propriedade o café agroflorestal.

Para saber mais sobre a chamada de UM destinada a pequenos e médios produtores rurais interessados em adotar tecnologias de baixo carbono em suas propriedades, é só acessar o edital completo no SITE.

Confira o calendário dos próximos DCs em Cotriguaçu:

02/09 – Propriedade Rural Sítio Castanha

15/09 – Propriedade Rural Sítio Três Irmãos

16/09 – Propriedade Rural Sítio Bragança