SAF contribui para o combate a pragas e doenças em cacaueiros

Tecnologias de baixo carbono e chamadas de UM foram foco da apresentação

O cacau é uma das culturas mais praticadas em Tucumã, município localizado no sul do Pará, onde a maioria dos produtores rurais, que fazem parte do Projeto Rural Sustentável (PRS), têm adotado o Sistema Agroflorestal (SAF) em suas propriedades. A produção do fruto junto à adoção da tecnologia de baixo carbono tem contribuído para o combate as pragas e doenças, além de maior produtividade.

De acordo com pesquisa da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a área total plantada, no município, chega 6.476 hectares. Segundo os dados levantados, entre dezembro de 2016 e janeiro desse ano, os 1191 produtores rurais de Tucumã produziram 3.394 toneladas de amêndoas de cacau.

Pelo menos sete agricultores familiares, que participam do PRS, produzem cacau e inseriram o SAF, que concilia a produção agrícola ao plantio de floresta. “O SAF melhora o rendimento de produção, previne ataques de pragas e doenças e aumenta a vida útil do cacaueiro”, explica o técnico agropecuário, Valdemir Lima, agente técnico de extensão rural (ATEC) cadastrado pelo PRS.

Ainda segundo o técnico, a expansão da produção de cacau, aliada ao SAF, permitiu também a recuperação de áreas degradadas, como antigos pastos, que se tornaram áreas de produção da fruta. “As áreas do município estão todas consolidadas, ou seja, não temos mais áreas nuas”, ressalta Lima.

A produtora rural Joselina de Souza Lima e o marido Francisco Marques Vasconcelos de Lima têm acompanhado as mudanças que o Sistema tem influenciado na propriedade, a Fazenda Castanheira, umas das unidades demonstrativas (UD) do PRS, onde são cultivados 15 mil cacaueiros. “Desde que foi adotado o Sistema, vem diminuindo as pragas e as doenças. A nossa expectativa é acabar de vez e assim a cada ano aumentar a produção”, comenta a produtora.

O produtor rural Edvan Leôncio dos Santos, que desde 1997 produz cacau, já colhe os benefícios da implantação do SAF, além do controle de pragas e doenças. “Com a implantação do SAF, as pragas diminuíram e a renda aumentou. E trouxe outras melhorias na propriedade. Nos possibilitou também plantar outras culturas como o açaí”, finalizou, o agricultor familiar, proprietário do Sítio do Caju.