PRS realiza dia de campo em Alta Floresta

Produtores conheceram a Unidade Demonstrativa (UD) e aprenderam técnicas alternativas para alimentar os ruminantes no período da seca

O Projeto Rural Sustentável (PRS) realizou, no dia 05 de agosto, o Dia de Campo (DC) na propriedade rural Estância Caçula, localizada a 30 km do município de Alta Floresta, com a temática “Uso de cana-de-açúcar no período da seca”. Participaram do evento 28 produtores, que puderam conhecer melhor o PRS e a Unidade Demonstrativa (UD) do agricultor Roberto Carlos Zaura, que destinou quatro hectares da propriedade para desenvolver a tecnologia Recuperação de Áreas Degradas com Pastagem (RAD/P), que promove ganhos de produtividade, redução de desmatamento, tornando a atividade mais sustentável, com benefícios ambientais, econômicos e sociais.

“Aqui na propriedade do Roberto, nós desenvolvemos a RAD/P, mas, nesse momento, para evitar que o gado pisoteie essa pastagem e para garantir que no período da seca, no verão, eles tenham esse pasto em bom estado, nós estamos demonstrando o uso da cana-de-açúcar como uma alternativa de alimentação balanceada e nutritiva. Até mesmo para que os produtores não fiquem reféns do uso exclusivo da pastagem em suas propriedades”, explica a agente de assistência técnica, Jenyffer Lopes Rodrigues.

Durante a atividade, os produtores puderam conhecer, na prática, como se mistura os suplementos na ração que será inserida na cana-de-açúcar já moída. É importante saber o ponto que essa cana deve ficar e acrescentar um pouco de água para ajudar na absorção da mistura. A assistente técnica garante que esse alimento contém tudo que o animal precisa para se manter durante a seca. Os produtores também puderam entender que só o pasto como alimento não garante todos os nutrientes que o animal precisa, portanto, essa mistura é indicada como alimentação complementar durante as outras épocas do ano.

Muitos produtores ficaram interessados em ingressar no PRS como Unidade Multiplicadora (UM) implantando uma das tecnologias apoiadas pelo Projeto. Os próximos passos é, com a orientação da assistente técnica, fazer uma análise das propriedades dos interessados para ver que tipo de tecnologia pode ser desenvolvida.

DIAS DE CAMPO – Os DCs acontecem em propriedades rurais previamente selecionadas que já adotam uma ou mais tecnologias de baixa emissão de carbono apoiadas pelo Projeto, como, a Recuperação de Áreas Degradadas, o Plantio de Florestas Comerciais ou o Manejo Sustentável de Florestas Nativas.

CHAMADA DE PROPOSTAS UM – Para saber mais sobre a chamada de UM destinada a pequenos e médios produtores rurais interessados em adotar tecnologias de baixo carbono em suas propriedades, é só acessar o edital completo no SITE

Para saber mais sobre a tecnologia RAD/P, acesse AQUI .