Beneficiários do Projeto Rural Sustentável participam de Oficina em Minas Gerais

A união familiar foi o tema deste primeiro encontro

 

Aconteceu no dia 5 de outubro de 2018, no Internato Rural, em Teófilo Otoni, o 1º módulo da Oficina com produtores rurais da microrregião, formada pelos Municípios de Novo Oriente de Minas e Teófilo Otoni, para contemplados pelo Projeto Rural Sustentável e seus familiares.

A oficina ocorreu a partir de uma metodologia participativa denominada “Café com Prosa” em que os participantes, organizados em grupos, respondiam perguntas sobre os desafios já enfrentados pela família e como enxergavam sua família e a comunidade em que vivem, em uma visão futura de 5 anos.

A colheita da produtividade dos grupos foi apresentada aos participantes, onde eles optaram pela metodologia mais adequada, destacando os fatos e situações com palavras-chave, desenhos, debates, entre outras formas.

Os facilitadores Fernanda Rodrigues e Daniel Mujalli conduziram o evento e destacaram a importância do envolvimento de todos os membros dos familiares nas decisões, além de buscarem soluções em conjunto na comunidade em que vivem, por meio associações ou cooperativas. Um dos destaques foi amostrar a importância de se fortalecer as associações no meio rural.

O 2º módulo da oficina para os beneficiários desta microrregião está marcado para o dia 18 de outubro na Eco Fazenda Santo Antônio, também no Município de Teófilo Otoni.

As produtoras rurais Valcilene Rodrigues e Joana Gomes, gostaram de ter participado do evento e concordaram que foi um dia de muito aprendizado. As duas produtoras pretendem participar do segundo encontro.

As próximas oficinas por microrregião acontecerão em outros municípios, conforme agenda:

Itambacuri Mod 1 – R2 – 30/10
Mod 2 – R2 – 10/11
Padre Paraíso Mod 1 – R3 – 01/11
Mod 2 – R3 – 13/11
Malacacheta Mod 1 – R4 – 06/11
Mod 2 – R4 – 20/11
Capelinha Mod 1 – R5 – 08/11
Mod 2 – R5 – 22/1106