Bem estar animal aumenta produtividade do rebanho

Qualidade de vida de um animal pode resultar em custo benefício.

O público alvo dos Dias de Campo (DC), do Projeto Rural Sustentável, são os produtores rurais, mas os estudantes são um público cada vez mais crescente. A maioria, alunos de cursos técnicos dos municípios contemplados pelo Projeto.
A atividade realizada na Estância Estrela da Manhã, do produtor José Luiz Maroli de Vargas, abordou o tema “Bem-Estar Animal”, e reuniu 36 pessoas.  Estudantes do curso técnico em Agropecuária da Escola Técnica da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Secitec), de Nova Canaã do Norte, também participaram evento.
A médica veterinária, Samara Valero, explicou que o bem-estar animal é uma ciência que se volta para a satisfação das necessidades básicas dos animais e aponta cinco tópicos importantes: “manter os animais livres da fome e sede; de desconforto físico e dor; injúrias e doenças; medo e estresse e livres para que manifestem os padrões comportamentais característicos da espécie”.
E foi pensando no bem-estar do rebanho, que Seu José Luiz, entrou no Rural Sustentável, com uma Unidade Demonstrativa (UD) de 03 hectares, onde aplica a tecnologia Recuperação de Áreas Degradadas com Pastagem (RAD/P), com o objetivo de recuperar a capacidade produtiva do pasto.
O bem-estar é uma qualidade inerente aos animais e não algo dado a eles pelo homem. Na prática, isso significa que ninguém é capaz de oferecer bem-estar a um animal, mas, sim condições para que ele possa se adaptar, da melhor forma possível, ao ambiente. Quanto melhor a condição oferecida, mais fácil será sua adaptação.
“É importante o produtor estar atento ao comportamento do animal, pois é através dele que o rebanho se comunica e o produtor tem a obrigação de favorecer o comportamento natural do seu rebanho”, enfatiza Samara.
Seu José Luiz, explica que a finalidade do bem-estar animal “é aperfeiçoar os espaços em que o animal vive e com o manejo adequado é possível aumentar a produtividade e a qualidade do produto (leite, carne, etc.) e ter melhor custo benefício”.
O pasto da propriedade rural, passou pelo processo de recuperação e agora se encontra em perfeitas condições para o consumo do gado. Seu José Luiz, ainda mostrou as áreas que usa para a rotação e que fazem parte do manejo que ele desenvolve na terra.