Adubação básica de pastagem

Manejo de solos para o aumento de produtividade do gado leiteiro

O Dia de Campo realizado no munícipio de Cotriguaçu, no Mato Grosso, no Sítio Cantinho do Céu, propriedade de Margarete Paula Oliveira e José Paulino de Oliveira, no dia 15 de Fevereiro, contou com a presença de 25 produtores da região interessados em desenvolver ou aprimorar tecnologias sustentáveis.

Os palestrantes do evento foram os técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (EMPAER/MT), Wesley Thiago Pereira e Felipe Citadella Marques que trouxeram o tema de “Adubação Básica de Pastagens”.

Os palestrantes iniciaram os trabalhos com a frase “Antes de sermos um bom produtor de leite temos que ser um bom produtor de pasto”, ou seja, para a atividade leiteira é importante ter uma boa pastagem que atenda a demanda nutricional necessária aos animais.

Para que haja uma boa produtividade, é essencial um bom manejo de solos. É necessário fazer a análise e correção dos solos para definir como intervir, seja por meio de uma reforma de pastagem com adubação de cobertura ou recuperação de pastagem com gradagem e plantio de novas sementes.

Outro processo utilizado na recuperação de pastagem é a adoção de sistemas de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF), técnica que aperfeiçoa os sistemas de produção, aumenta a taxa de lotação e ganho médio diário de peso dos animais, reduz o tempo de abate, descompacta o solo e promove o conforto térmico aos animais dentre outros benefícios.

Ao final todos os participantes foram conduzidos às áreas de pastagem recuperadas pelo produtor sob a orientação dos técnicos parceiros do Projeto Rural Sustentável.