Produção de plantas medicinais é tema em dia de campo

Produtoras e produtores rurais conheceram como reproduzir essas plantas e a sua importância para a biodiversidade.

 

Chás, óleos e garrafadas. Esses são alguns dos produtos fabricados a partir de plantas medicinais, que foi o tema abordado no dia de campo do Projeto Rural Sustentável (PRS), no dia 18 de janeiro, no Sítio Vale do Paraíso, em Marabá/PA. Os participantes conheceram a importância da produção de plantas medicinais seja, para uso em casa ou como geração de renda.

Os chineses foram os primeiros a serem reconhecidos por adotarem o uso dessas plantas em sua medicina tão popular no mundo. Mas os indígenas sempre utilizaram plantas medicinais como solução problemas de saúde. É comum encontrar em uma casa paraense uma solução de andiroba usado, principalmente, por idosos para amenizar dores nas articulações.

As plantas medicinais estão presentes no mercado farmacêutico, tendo seu princípio ativo encontrado em 25% dos medicamentos. Um exemplo é o jambu, planta oriunda da região amazônica que normalmente se consome em alimentos típicos. Mas a planta também é foco de várias pesquisas por apresentar benefícios anestésicos, bactericidas, antissépticos e estimulante do sistema imunológico.

No dia de campo, produtoras e produtores rurais conheceram algumas dessas plantas. Além dos benefícios para a saúde, as plantas medicinais representam diversidade de espécies na propriedade.

Seu cultivo representa também geração de renda como é o caso da andiroba e copaíba, de onde se pode extrair óleos para a comercialização.

Os participantes também aprenderam formas de produção dessas plantas que podem ser por estaquia e alporquia, técnicas de reprodução de plantas.