Qual o papel das mulheres e jovens na propriedade rural?

Oficina promove troca de experiências e diálogo entre familiares dos beneficiários do Projeto Rural Sustentável

 

O Projeto Rural Sustentável (PRS) realizou, no dia 01 de outubro, o primeiro módulo da oficina com famílias de agricultores de Medicilândia, no Pará, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). O evento reuniu 50 pessoas, que participaram de atividades voltadas ao protagonismo feminino e a participação do jovem no campo.

Além de beneficiários do projeto, houve a participação de outras famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais, representantes de movimento de mulheres e grupos de jovens. “É importante momentos como esse para se debater políticas públicas voltadas para o campo. O êxodo rural acontece porque não existem políticas públicas para o trabalhador rural. A mesma situação ocorre com o jovem, que sai do campo por não ter educação especial voltada para o meio rural”, ressaltou Renato Bezerra dos Santos, filho de trabalhador rural.

Para agricultora familiar Sueli Pereira de Oliveira, uma das beneficiárias do PRS, o momento foi “muito importante porque a gente pode trocar ideias e conhecer a realidade do outro. Foi de muita aprendizagem”. Para ela, o evento foi uma forma de valorizar a mulher. “Antigamente a mulher era mais submissa e hoje a mulher está em todos os campos de serviço. Na nossa propriedade eu e meu marido resolvemos tudo juntos.”

Confira abaixo as datas dos próximos encontros no estado do Pará:
Pará
Medicilândia Mod 1 – R1 – 01/10
Mod 2 – R1 – 09/10
Tailândia Mod 1 – R2 – 30/10
Mod 2 – R2 – 20/11
Marabá Mod 1 – R3 – 06/11
Mod 2 – R3 – 24/11
Tucumã Mod 1 – R4 – 09/11
Mod 2 – R4 – 27/11
Santana no Araguaia Mod 1 – R5 – 13/11
Mod 2 – R5 – 30/11