Oficinas sobre integração familiar no campo tem início na região sudoeste do Paraná

Papel dos homens, mulheres e jovens no meio rural foi tema dos encontros

A comunidade da Palmeirinha, em Itapejara D’Oeste, foi sede da primeira oficina realizada pelo Projeto Rural Sustentável, com o objetivo de melhorar a relação entre os atores que vivem e trabalham no meio rural.

O encontro ocorreu no dia 01 de outubro e contou com 60 participantes de diversas comunidades rurais de dois municípios – Verê e Itapejara. A metodologia de trabalho estimulou a reflexão entre os representantes dos núcleos familiares presentes na oficina, em especial, produtores, mulheres e jovens.

Diferente das palestras convencionais, o “Café com Prosa” (metodologia adaptada do “Café Mundial”), promoveu abertura para troca de experiências entre os participantes que, entre dinâmicas cooperativas e conversas em pequenos grupos, construíram a partir do seu próprio conhecimento, conteúdos voltados para o desenvolvimento social, econômico e ambiental dentro de cada comunidade.

Os facilitadores, presentes na condução da oficina, envolveram os produtores e produtoras com o tema, dando destaque ao papel de cada membro da família no contexto da vida no campo, sensibilizando para a importância do protagonismo feminino e da inclusão de jovens no meio rural.

Dona Lindamir, mãe, esposa e produtora rural da comunidade da Palmeirinha, falou sobre a experiência de ter participado da oficina: “Foi um dia muito especial, aprendi muito, conheci pessoas das comunidades vizinhas e também fiz novas amizades. Estudei só quatro anos na minha vida, mas hoje, posso afirmar que fiz uma faculdade”, destacou ela.

A agricultora também deixou claro que irá participar do próximo encontro que acontece nesse núcleo de trabalho (Itapejara e Verê). A oficina terá continuidade no dia 11 de outubro, desta vez, na propriedade do Sr. Raul Dall’Agnoll, produtor contemplado pelo Rural Sustentável e que gentilmente cedeu o espaço para a realização da segunda etapa da oficina.

Para saber mais, acesse: http://www.ruralsustentavel.org/ ou fale com nossa assessoria: (41) 9 91377322 (Marcus Vinícius) ou (61) 9 99785223 (Maria Cecília)