Inclusão de pessoas com deficiência em Dia de Campo na Bahia

Evento abordou benefícios econômicos em cultivos consorciados de frutíferas

 

O Projeto Rural Sustentável realizou no dia 22 de julho de 2018, mais um Dia de Campo, com a participação dos alunos do Curso Técnico em Agropecuária e Agroecologia do Instituto Federal Baiano, Campus Serrinha.

O objetivo do evento, que aconteceu no município de Presidente Tancredo Neves, foi apresentar tecnologias de baixo carbono que promovam uma agricultura sustentável na região, e que pudessem ser adequadas a realidade do clima semiárido.

Em uma roda de conversa, foi apresentado o Projeto Rural Sustentável e os resultados alcançados. Nesta atividade, estavam presentes dois alunos com deficiência física (surda e muda) que ganharam o acompanhamento de um professor de Libras, por meio da linguagem de sinais.

A técnica credenciada pelo PRS, Camila Silva, fez uma explanação sobre Sistemas Agroflorestais (SAFs), abordando as possibilidades de diversificação de culturas agrícolas com espécie arbóreas, distribuídas em sequência na mesma área.

Além de trazer benefícios econômicos, os sistemas agroflorestais também trazem benefícios socioambientais, permitindo que o agricultor diversifique seus produtos. Como exemplos destes sistemas implantados pelos agricultores da região, é possível destacar as culturas de cacau e seringa, guaraná e cupuaçu, graviola e café, cajá e jenipapo e diversas outras, principalmente, frutíferas.

Duas visitas estavam programadas para os participantes. Na Unidade Demonstrativa (UD) do Sr. Alexandre de Jesus Santos, os estudantes puderam observar o modelo de SAF mais utilizado na região, o consórcio de seringueira e cacaueiro.

Depois foi a vez da visita a Unidade Multiplicadora do Sr. Narciso Fernandes Bastos, que há muitos anos vem praticando uma agricultura sustentável, utilizando produtos naturais (orgânicos), como estratégia para fertilização e controle de pragas e doenças dentro da sua propriedade.

“Foi muito satisfatório o período que passei no Baixo Sul da Bahia, porque pudemos participar das discussões. Só tenho a agradecer a forma como nos passaram seus conhecimentos, pois acrescentou na minha vida pessoal e acadêmica, sobretudo por que sou de uma realidade diferente”, ressaltou Maria Eduarda Lima Almeida Lopes, estudante do curso de Agroecologia.

O Sr.Narciso relatou que gosta de receber pessoas em sua propriedade. “Sempre que eu puder, vou passar um pouco da técnica que utilizo pois sei que é uma técnica que não agride o meio ambiente”, afirma.

O agricultor Alexandre de Jesus Santos, falou sobre a importância em ter sido apoiado pelo projeto e explicou também a forma como maneja seu SAF. “O Projeto Rural Sustentável chegou na hora certa. Eu fui um dos que não acreditava, até ter recebido o recurso e as visitas do técnico. Essas ações mudaram minha vida e da minha família”, afirmou Alexandre.