Dias de campo abordam linha de crédito direcionadas a Sistemas Agroflorestais

Linha de crédito está disponível também para Recuperação de Área Degradada.

 

A Fazenda Souza e a Chácara Prata, localizadas em Marabá, no sudeste do Pará, sediaram no dia 25 de agosto, dias de campo do Projeto Rural Sustentável (PRS), que abordaram as linhas de crédito que os produtores rurais podem acessar, principalmente, para aqueles que introduziram Sistemas Agroflorestais (SAF) em suas propriedades.

Os eventos tiveram a participação de 80 pessoas, incluindo a presença de produtores de Unidades Multiplicadoras do PRS. Eles conheceram as linhas crédito que podem ser acessadas para melhorar a produtividade e aumentar a renda familiar.

Uma das linhas de mais destaque é a “Pronaf Floresta”, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que permite o investimento na implantação e manutenção de SAF e Recuperação de Área Degradada com Floresta (RAD-F).

Na região, as linhas de crédito mais acessadas são direcionadas a investimentos na pecuária. No entanto, os produtores beneficiados pelo PRS e que introduziram o Sistema Agroflorestal e iniciaram a recuperação de área degradada, também tem direito a linha de crédito.

Além do SAF, o “Pronaf Florestal” também está disponível para: exploração extrativista ecológicamente sustentável, plano de manejo sustentável, recomposição e manutenção de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal.