Manejo e tratos culturais do Cupuaçu no região Norte do Mato Grosso

Produtores receberam orientações das principais técnicas para o cultivo do cupuaçu

O Dia de Campo realizado pelo Projeto Rural Sustentável, na propriedade do senhor Amilton Castanha, munícipio de Cotriguaçu, no Sítio Bragança, no dia 28 de julho, apresentou as técnicas de cultivo do Cupuaçu (Theobromagrandiflorum). O evento contou com a participação de 19 pessoas, em sua maioria moradores das propriedades próximas ao sítio e produtores interessados no cultivo do cupuaçu.

O cupuaçu Theobromagrandiflorum é um fruto encontrado em desenvolvimento espontâneo “nativo” nas matas da região amazônica e tem grande semelhança com o fruto do cacau, podendo ser explorado para diversos fins.

Sua polpa pode ser utilizada na elaboração de sucos, sorvetes, picolés, geléias, iogurtes, doces, compotas. Ultimamente, o fruto vem sendo muito utilizado também na indústria de cosméticos.

Segundo dados da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), as análises de polpa de cupuaçu revelam boas características e teores médios de fósforo e de vitamina C superiores a muitas outras polpas de frutas.

Na propriedade do senhor Amilton, esta fruteira se adaptou bem ao seu sistema de produção, pois se trata de um sistema agroflorestal que proporciona boa porcentagem de sombra, sendo importante ao desenvolvimento do cupuaçu, que necessita dessas características.

O produtor Amilton demonstrou na prática como realizar a poda de manutenção na cultura. Amilton informou que a poda é muito importante para um bom desenvolvimento e produção da cultura, ela é feita com a intenção de manter uma boa arquitetura da planta, deixando-a a um porte adequado para facilitar o manuseio e coleta dos frutos.

A coleta é feita após a queda do fruto no solo. Por isso a importância da poda para que a planta não fique com um porte alto. Com a queda dos frutos de uma altura considerável, o impacto poderia causar a rachadura e perda do produto.

Outro controle importante com relação a cultura é o controle de doença. A doença mais comum é a vassoura de bruxa, muito encontrada também nos cultivos de cacau e é causada por um fungo conhecido como Crinipellis perniciosa. Na propriedade do Amilton, o controle é feito por meio da poda dos galhos afetados.

O produtor apresentou aos participantes o local de manipulação dos frutos onde é feita a higienização, por meio de uma despolpadora automatizada. O armazenamento das polpas em freezer garante a comercialização do produto.