Unidade Demonstrativa recebe Dia de Campo sobre silagem
Produtores de Padre Paraíso aprendem a produzir forragem de cana-de-açúcar
A silagem é uma forragem produzida de capim, milho, sorgo ou outros vegetais, que é cortada, compactada, vedada e armazenada em silos para fermentação. Quando realizada da forma correta, o valor nutritivo da silagem é semelhante ao material original. Na época de seca, ela pode substituir o pasto e, por isso, é conhecida como suplementação alimentar.
No dia 17 de julho, aconteceu na Fazenda Córrego Cumprido, em Padre Paraíso/MG, mais um Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável. O tema abordado foi a produção de silagem como suplementação animal. O coordenador da Emater, Robespierre Ferraz de Souza apresentou aos participantes todas as etapas da produção de vários tipos de silagem, principalmente a da cana-de-açúcar, por ser um cultivo mais comum na região.
Os participantes tiveram oportunidade de conhecer os conteúdos teóricos e práticos para o preparo da silagem além da demonstração de todas as etapas do processo, desde o corte da cana-de-açúcar, compactação, aplicação de inoculantes, enchimento, vedação até proteção do silo. A silagem, além de ser uma importante fonte nutricional para os animais, pode gerar mais renda ao produtor com a sua comercialização.
O Projeto Rural Sustentável promove incentivo financeiro e assistência técnica por meio de uma parceria do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido (Defra), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).