Dia de Campo fala sobre manejo de erva mate

Produto é consumido no país e também exportado

Machadinho, município de 5 mil habitantes na região nordeste do Rio Grande do Sul, recebeu no dia 13 de junho, um Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável.
A propriedade administrada por Janquiel e Anacleto Pieri é uma Unidade Demonstrativa (UD) do projeto, espécie de sala de aula para mostrar o funcionamento e aplicabilidade das tecnologias. O técnico da Emater, João Renato Dall’Agnol, presta assistência técnica para a família, que perdeu recentemente seu patriarca. “Queremos continuar no projeto, pois é preciso preservar e manter nossas águas”, salientou Janquiel Pieri.
 O público de cerca de 30 pessoas foi diversificado reunindo produtores, técnicos e estudantes que puderam conhecer mais sobre a poda de produção da erva mate, além de saber como fazer um diagnóstico rápido de estrutura de solo.
Na região as famílias produzem quase tudo que consomem e mesmo em momentos de mercadorias escassas não falta alimento aos moradores de Machadinho. “A gente adquire muito conhecimento novo nestes dias de campo”, afirma Cassio Polidoro, participante do dia de campo.
O Projeto Rural Sustentável é fruto de uma parceria entre Fundo Internacional para o Clima (International Climate Fund – ICF) do Ministério da Agricultura, da Alimentação, da Pesca e dos Assuntos Rurais do Governo Britânico (DEFRA), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IABS), com foco em ações para o desenvolvimento da agricultura de baixa emissão de carbono nos biomas Mata Atlântica e Amazônia.
O propósito é melhorar as práticas de uso da terra e manejo florestal pelos pequenos e médios produtores rurais, promover a conservação da biodiversidade e contribuir para o cumprimento dos objetivos do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).