Poda do cacaueiro é mostrada na prática para estudantes de agronomia

Técnica previne ataque de pragas

Estudantes de agronomia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e agricultores familiares participaram no dia 11 de abril, de uma capacitação sobre Poda de Cacaueiro. O evento foi promovido pelo Projeto Rural Sustentável (PRS), em um Dia de Campo realizado na fazenda Boa Esperança, Unidade Demonstrativa (UD), do projeto, localizada no Vale da Juliana, na zona rural do município de Igrapiúna, na Bahia.
Sombreamento, cobertura, poda, manutenção, manejo de pragas e produção, foram alguns dos assuntos tratados durante a capacitação.  A atividade foi realizada na área de Sistema Agroflorestal (SAF), do agricultor Jaime de Souza, que já cultiva cacau, banana e seringa.
O monitor de campo do Rural Sustentável, André Luiz, falou da importância de uma atividade como essa para os estudantes. “A intenção de promover essa ação é fixar o conhecimento adquirido em sala de aula com a vivência aplicada na prática. Dessa forma o estudante ganha experiência para trabalhos futuros com a cultura agrícola do cacau”, comenta André.
O técnico agropecuário, Amauri de Jesus, da Organização e Conservação de Terras (OCT), explicou que a poda de cacaueiro proporciona forma, equilíbrio e previne do ataque de pragas. “Esse procedimento dá nova vida a planta, inibe o crescimento de ervas daninhas, aumenta a capacidade produtiva, diminui as despesas com roçagens e diminui a incidência de vassoura de bruxa na plantação”.
A capacitação sobre Poda de Cacaueiro aconteceu na área produtiva da fazenda em meio a plantação de cacau, onde os estudantes puderam acompanhar o passo a passo dos procedimentos e conhecer os instrumentos usados para fazer a poda como tesoura, serrote e podão.