Agricultores baianos aprendem a fazer composto orgânico natural
Os cuidados com a pastagem são fundamentais para garantir a saúde de bovinos.
O “Controle de pragas e doenças na pastagem” foi o tema do Dia de Campo promovido, no Sítio Manélim, em Tucumã, no Pará. Na Unidade Demonstrativa, do Projeto Rural Sustentável (PRS), 38 pessoas conheceram meios de prevenção a males que afetam a saúde de bovinos e, consequentemente, a produção.
Uma das palestras apresentadas aos produtores rurais, foram sobre como realizar o combate a parasitas que afetam a saúde dos bovinos, principalmente, na nutrição animal fazendo com que o gado não engorde.
Uma forma de controle de pragas e doenças é manter o cuidado com o pasto. “É importante ter uma pastagem sem a contaminação de carrapaticida, entre outras pragas que possam atacar os animais”, explica Valdemir Lima, técnico agropecuário e agente de assistência técnica (ATEC), do PRS.
Segundo Valdemir, é necessário evitar a degradação do solo, que é o que acontece, por exemplo, quando há “superlotação, ou seja, colocar muitos animais por hectare”.
Garantir a adubação da pastagem também é um meio de minimizar a pragas e assim, proteger a saúde dos bovinos, assim como, melhorar a produção. Foi o que o produtor rural Lindomar José de Oliveira, proprietário do Sítio Manélim, fez ao implantar a Recuperação de Área Degrada com pastagem (RAD/P). “Com adubação do pasto, conseguimos combater pragas como a ‘cigarrinha’ e promover a alimentação que o gado precisa”, finaliza o produtor