Recuperação de área florestal no estado mineiro promove bem estar ao rebanho

Benefícios vão além de absorção de água no solo

Rafael Hirle, começou a utilizar a recuperação de pastagens há alguns anos, e logo depois incluiu o plantio de árvores em sua iniciativa. Filho do proprietário da Fazenda Monte Verde, localizada no município de Teófilo Otoni, na região leste de Minas Gerais, Rafael, já conhecia a tecnologia de recuperação de áreas degradas com pastagem, mas apenas se utilizava de gramíneas. “Por fazer parte de outros projetos desenvolvidos no estado, já sabíamos da importância de se recuperar o pasto, mas utilizávamos apenas a braquiária (gramínea exótica muito utilizada por pecuaristas)”.
Por meio do Projeto Rural Sustentável (PRS), Rafael ficou conhecendo outras formas de recuperação implantando plantio de árvores e arbustos na propriedade. “A melhora da produção leiteira é visível. Podemos notar que o gado gosta de estar entre a vegetação mais alta, longe do calor e além disso a água que era pouca está voltando aos rios próximos da propriedade”, ressaltou.
No local foram cultivadas espécies como Flamboyant, Sapucaia, Mulungu, IIê, Jamelão, Aroeirinha e Ingá. Os proprietários estão entusiasmados com os resultados e pretendem recompor uma área de floresta que existia há muitos anos. “Infelizmente nossos antepassados não tinham essa visão e “limpavam” as áreas para o gado. Hoje vemos que muitos problemas como falta de água e solo infértil foram causados por isso. Essa era a cultura daquele tempo. Nosso desafio é, além de recuperar essas terras, mostrar que existem novos meios de se produzir com lucratividade, preservando nosso bem maior que são os recursos naturais”, disse Rafael.
De acordo com a Agente de Assistência Técnica do PRS, Marianna Villaça, a criação de animais ao ar livre, em uma pastagem adequadamente arborizada, é capaz de contribuir para o sequestro de carbono, para menor emissão de óxido nitroso e para a mitigação da emissão de gás metano. “Talvez os benefícios mais importantes são o bem-estar animal e o aumento de absorção e infiltração de água no solo “, destacou.
A Fazenda Monte Verde serviu de exemplo a outros fazendeiros da região. “Ao ver a vontade da família Hirle em regenerar suas terras não só com gramíneas, mas incluir outros tipos de vegetação, percebi que seria uma ótima oportunidade para mostrar que é possível produzir mais e ser ambientalmente sustentável”, enfatizou Marianna.
Recuperação de florestas e pastagens é fundamental para a região
Janaína Mendonça Pereira, do Instituto Estadual de Florestas ((IEF-MG), explica que uma das formas para conservar as florestas é sensibilizar o proprietário rural de que ele é o grande guardião dos recursos naturais. “Somos vítimas de uma sociedade que sempre foi incentivada a dominar a natureza, e muitas políticas públicas foram direcionadas para isso. Se não cuidarmos agora, pagaremos um preço caro no futuro”, salientou.
Os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha em Minas Gerais, vem sofrendo com a escassez hídrica e se não forem tomadas providências em pouco tempo será impossível produzir com rentabilidade na região. “O sistema de inclusão do componente arbóreo nas pastagens e também nos topos de morro é uma metodologia que vai auxiliar muito na recuperação dos lençóis freáticos e no melhoramento do solo. Esperamos que ações como essas, venham esclarecer  e incentivar as novas gerações de agricultores, da importância de se manter florestas e matas ciliares intactas”, enfatizou Janaína.