Projeto Rural Sustentável inicia dias de campo no Pará

Os dois primeiros eventos do ano reuniram 122 participantes

O Projeto Rural Sustentável iniciou, na quinta-feira (11), uma nova rodada de dias de campo no Pará. Os eventos têm a finalidade de apresentar aos pequenos e médios produtores e demais interessados, tecnologias de baixo carbono que possibilitem maior produtividade e menor impacto ambiental.

Os primeiros dias de campo de 2018, foram realizados em propriedades rurais do município de Paragominas, localizado no nordeste paraense. A finalidade é ampliar o conhecimento entre produtores, principalmente os que foram selecionados pelo PRS, nas Chamadas para Unidades Multiplicadoras.

“O objetivo é fortalecer o entendimento sobre as tecnologias de baixo carbono e manter os produtores, principalmente de Unidades Multiplicadoras participando para entender, na prática, como implementar as técnicas.”, explica Roberta Roxilene, Coordenadora do Bioma Amazônia, do PRS.

Os eventos de janeiro foram realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PA). “É a oportunidade de multiplicar conhecimento e promover o aumento de renda com a implantação de tecnologias sustentáveis”, ressalta Dácio Carvalho, Gerente de Assistência Técnica do Senar, no Pará.

Na quinta-feira (11), o dia de campo foi promovido, no Sítio Paraíso Central, de propriedade do Seu Sebastião Barbosa, abordando o tema Sistema Agroflorestal, e contou com a participação de 62 pessoas.

Já na sexta-feira (12), o evento, que reuniu 60 participantes, foi realizado na Fazenda Vale do Uraim, na Unidade Demonstrativa do produtor rural Rosemiro de Assis Ribeiro, que promoveu a Recuperação de Área Degradada com pastagem (RAD/P), em  25 hectares da sua propriedade.

Ele investiu na adubação da pastagem e aumentou a produção de gado, além de diminuir os gastos com suplementação alimentar. “O pasto bem adubado fica rico em nutrientes. Isso implica em menos gasto com ração. Além disso, o gado teve maior engorda também”, comenta o produtor que apresentou a sua experiência a outros produtores.

Além de Paragominas, os Dias de Campo devem seguir para propriedades rurais dos municípios de Tucumã, Medicilândia, Tailândia e Tomé-Açu.