Dia de campo pelo Projeto Rural Sustentável explica legislação ambiental

Impactos do desmatamento foi um dos temas abordados

Os sítios Aparecida e Pai e Filho receberam produtores rurais de Tucumã, no sudeste do Pará, para os dias de campo, do Projeto Rural Sustentável (PRS) realizados terça (31) e quarta-feira (1º). Os eventos tiveram como tema a legislação ambiental.

Os 42 participantes dos dias de campo assistiram a palestra sobre: o Licenciamento de Ambiental Rural (LAR), o Código Ambiental (Lei Nº 12.651/2012) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Além disso, na palestra foram apresentados os impactos do desmatamento, principalmente, em encostas e morros. De agosto a setembro, o município paraense, teve queimadas que atingiram as áreas mais altas.

Além da palestra, houve uma apresentação sobre o PRS, explicando como os produtores podem participar, pela Chamada de Propostas para Unidades Multiplicadoras, abertas até 30 novembro desse ano.

SOBRE O RURAL SUSTENTÁVEL – O Projeto Rural Sustentável é fruto de uma parceria entre o governo do Reino Unido, o governo do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, com foco em ações para o desenvolvimento da agricultura de baixa emissão de carbono nos biomas Mata Atlântica e Amazônia. O propósito é melhorar as práticas de uso da terra e manejo florestal pelos pequenos e médios produtores rurais, promover a conservação da biodiversidade e contribuir para o cumprimento dos objetivos do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC).

Além de levar conhecimentos relacionados à gestão sustentável da propriedade rural e tecnologias de baixa emissão de carbono aos produtores e agentes de assistência técnica, o projeto oferece a oportunidade de ganhos financeiros aos participantes.