Projeto Rural Sustentável incentiva jovens produtores

Iniciativa é oportunidade para filhos de agricultores permanecerem no campo

A família de Daniel Liscosky, de 21 anos, mora há mais de 30 anos na linha São João, interior de Frederico Westphalen, há 427 quilômetros de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A região é conhecida pelo cultivo de grãos como milho, soja, trigo e leite. Mas foi da cana-de-açúcar que a família tirou o sustento.  Inicialmente produzindo açúcar, depois também aguardente e açúcar mascavo.

Daniel estudou em escola rural e foi a colega Daiane Danasollo que falou sobre o Projeto Rural Sustentável (PRS) para ele. Daiane é técnica do Centro de Tecnologias Populares (Cetap) e atua no PRS, dando assistência técnica às pequenas e médias propriedades participantes. O projeto dá incentivo financeiro e assistência técnica através de uma cooperação técnica entre o Fundo Internacional para o Clima do Ministério da Agricultura, da Alimentação, da Pesca e dos Assuntos Rurais do Governo Britânico (DEFRA), tendo como beneficiário o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através do Banco interamericano de Desenvolvimento (BID).

A propriedade de 30 hectares é Unidade Demonstrativa (UD) do projeto, uma espécie de sala de aula para mostrar que o cultivo de eucalipto para uso nas construções da propriedade e nos fornos da produção de cana era uma boa alternativa para a área excedente. Além dela existem outras 5 UDs em Frederico Westphalen, município de 30.832 habitantes do norte gaúcho. As áreas são pequenas propriedades com renda anual de até 360 mil reais.

O projeto apoia quatro tecnologias de baixo carbono: recuperação de área degrada com pecuária ou floresta, integração lavoura-pecuária-floresta, floresta comercial e manejo de floresta nativa. Na de Daniel a opção foi pela floresta comercial. A mãe de Daniel, Isabel Liscosky, também faz artesanato com esponjas e vende nos feiras e eventos do município. São flores, papais noel, tucanos, corujas, corações e diversos outros enfeites produzidos a partir da esponja e coloridos com tinta de tecido.

Antônio Liscoski, pai de Daniel, vê na entrada do projeto também uma oportunidade para incentivar os jovens a permanecer no campo, lembrando que antigamente não havia estímulos como esse. “ Dá ânimo pra gente trabalhar pro futuro”, avalia o patriarca dos Liscoski. “É muito interessante ser um exemplo para os outros”, avalia Daniel ao receber os participantes do Dia de Campo que é realizado nas UDs para que outros proprietários conheçam o projeto, as tecnologias e possam replicar em suas realidades.

Antônio conta que se sente orgulhoso em receber as pessoas, durante os DCs sempre se aprende muita coisa e há uma troca de conhecimento entre vizinhos, técnicos e moradores. No DC na propriedade dos Liscoski, além de conhecer a plantação de eucaliptos da família, a produtora Adilce Cargnin foi convidada para falar sobre sementes nativas e suas propriedades medicinais. Adilce falou sobre chás, fitoterápicos e os diversos benefícios que os agricultores podem encontrar em suas hortas e propriedades.

Daniel Liscoski

Os planos de Daniel não param com a UD do Rural Sustentável: ele agora quer investir na criação e gado de leite, integrado à floresta. Prova de que o rapaz do campo tem visão e só tende a ir cada vez mais longe.