Rural Sustentável promove encontro para participantes do projeto no Pará

O evento contou com a participação de 47 agentes e representantes de instituições de assistência técnica e extensão rural.

O Projeto Rural Sustentável (PRS) promoveu, nesta quinta-feira (26), no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em Marituba, oficina direcionada a instituições e profissionais que prestam serviço de assistência técnica e extensão rural. O objetivo do evento foi esclarecer dúvidas sobre como submeter propostas para a implantação de tecnologias de baixo carbono em propriedades rurais no portal do PRS.

O evento contou com a participação de 47 pessoas, entre agentes e representantes de instituições, públicas e privadas e  de assistências técnica e extensão rural, como Emater e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A oficina também contou com a participação do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ivo Amaral, o representante do Ministério da Integração Nacional, João Paulo Oliveira Silva e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Alejandro Muñoz.

Para os produtores participarem do Rural Sustentável é necessário que a submissão de propostas de implantação das tecnologias para a chamada das Unidades Multiplicadoras ou Unidades Demonstrativas, sejam realizadas junto a um agente técnico de extensão rural, chamado de ATEC, que também é beneficiado, financeiramente, pelo Projeto.

“Tanto o produtor e quanto o agente (ATEC) firmam um acordo de cooperação entre eles, que deve ser entregue junto com a documentação para participar das chamadas”, explica Roberta Roxilene, Coordenadora do Bioma Amazônia do PRS, que ministrou a oficina.

O encontro serviu para esclarecer dúvidas sobre os editais de UM e UD com instruções de como são cadastradas instituições de assistência técnica rural no Portal do PRS, além da apresentação do passo a passo para a submissão de propostas e o processo de realização de dias de campo.

“Acredito que conseguimos sanar muitas dúvidas que os agentes tinham, na submissão de propostas até mesmo outras questões de acesso ao Portal”, finaliza Raimundo Ribeiro, representante da Emater, no Comitê Técnico Estadual do PRS, no Pará.