Estudantes conhecem produção de cacau com Sistema Agroflorestal em dia de campo

O evento foi promovido em Tucumã, no sudeste do Pará

O “Cultivo do cacau com Sistema Agroflorestal (SAF)” foi o tema do dia de campo, promovido pelo Projeto Rural Sustentável (PRS), na quinta-feira (19), em Tucumã, no sudeste paraense. O evento teve a participação de 50 pessoas, a maioria jovens estudantes da Casa Familiar Rural de Tucumã e Ourilândia, instituição que atua com a formação técnica voltada as atividades do campo.

O Sistema Agroflorestal (SAF) é um das tecnologias de baixo carbono apoiadas pelo PRS e foi implantado no município, com sucesso, em sete das oito Unidades Demonstrativas (UD) que estão em Tucumã. No dia de campo foi apresentado toda a viabilidade da produção cacaueira dentro do SAF.

Foram abordados tópicos como: a interação entre as plantas, os arranjos espaciais, os tratos culturais e a forma de cultivo do cacau. Além disso, “apresentamos a viabilidade social da implantação desse sistema dentro das propriedades, uma vez que o cultivo de cacau em Sistema AF pode contribuir com a área de reserva legal”, explica Frederico Azevedo, ATEC, do PRS.

O evento contou com a participação de 33 estudantes da Casa Familiar Rural de Tucumã e Ourilândia. A entidade atua baseada na pedagogia da alternância, em que a criança e/ou adolescente passa um período em sala de aula e outro em atividades do meio rural.

Denilson Ferreiro Rodrigues, já no último ano na Casa Familiar afirma que o dia de campo contribuiu para ampliar o conhecimento sobre o SAF. “Achei interessante. Uma aula onde aprendi sobre o processamento do cacau com SAF, fazer a associação com as culturas mais utilizadas, o manejo, as vantagens e desvantagens e o lucro”, comentou o estudante.

A aluna Isabela Cristina da Costa e Silva comentou que “foi muito bom porque a gente aprende a consociar o SAF em nossa propriedade, tendo ênfase no cacau. Nós podemos ter lucro com outras culturas.”