Projeto Rural Sustentável é apresentado em evento sobre desenvolvimento sustentável

Iniciativa foi um dos temas do Seminário Caminhos do Desenvolvimento Verde na Agenda do Pará 2030.

O Projeto Rural Sustentável (PRS) foi apresentado, nesta quinta-feira (19), no Seminário Caminhos do Desenvolvimento Verde na Agenda do Pará 2030, na capital Belém. O evento, promovido na Escola de Governança Pública do Estado do Pará, debateu os cenários de uso da terra e os custos de implantação para fortalecer a sustentabilidade.

O Seminário foi organizado pela The Nature Conservancy (TNC), uma ong que trabalha para a conservação do meio ambiente, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Programa Municípios (PMV) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Mineração do Governo do Pará (SEDEME).

O Pará 2030 é o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável, que prioriza 12 cadeias produtivas incluindo plantio de floresta, pecuária sustentável e manejo florestal entre outros e tem previsão de aumento do PIB estadual em 4,5%. O plano busca também a redução de até 80% das emissões de gases de efeito estufa por unidade de PIB e alcançar o desmatamento liquido zero até 2020.

Nesse contexto, o PRS foi apresentado na mesa redonda intitulada: “Oportunidades de financiamento do Grupo BID para o setor do agronegócio”. A especialista sênior, da Divisão de Cambio Climático do BID, Barbara Brakarz, falou sobre as fontes de financiamento direcionados ao setor agropecuário e os objetivos e ações do Rural Sustentável, no estado paraense.

“Eu vejo o Rural Sustentável completamente alinhado com a estratégia do Pará 2030, principalmente, na vertente que olha a restauração florestal, implantação prática de agricultura sustentável e ao fomento a cadeias produtivas”, comenta Barbara.

Além da especialista do BID, estiveram em Belém: o assessor Chefe da Vice-presidência Executiva, José Jorge Seligmann Silva, o representante do BID no Brasil, Hugo Florez Timoran, a coordenadora Operativa da Divisão de Cambio Climático, Juliana Almeida, o representante do Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN), Tomas Lopes Teixeira e o especialista em Comercio Exterior, Guilherme Piereck.

Reunião com o gov. Simão Jatene no Palácio dos Despachos

 

A equipe do BID e representantes da TNC se reuniram com o Governador Simão Jatene, no Palácio dos Despachos, na quarta-feira (18), para explicar o projeto e traçar parcerias em favor de iniciativas de desenvolvimento sustentável, buscando o apoio do governo paraense.