A importância da madeira como elemento no sistema integrado de produção

Produção e manejo do Eucalipto são temas de Dia de Campo em Itapejara D’Oeste no Paraná

O município de Itapejara D’Oeste, sediou no dia 31 de outubro, mais uma capacitação do Projeto Rural Sustentável para produtores e agentes técnicos. O Dia de Campo teve como temáticas a implantação de Florestas Comerciais como fator de integração nos sistemas de produção agrícola aliado a conservação ambiental, apontando também para a importância do manejo florestal adequado a fim de obter resultados mais eficientes.

O evento contou com a organização e o apoio de agentes técnicos da SIA (Serviço de Inteligência em Agronegócios) e da ATER Itapejara, empresas que prestam serviços de assistência técnica e extensão rural na região, e reuniu cerca de 30 participantes entre produtores rurais do município e do entorno.

O produtor contemplado e também anfitrião do evento foi o Sr. Roberto Carlos Calderoli, que produz grãos, aves e utiliza a floresta de eucalipto para fornecimento de lenha ao aviário e também de madeira para a propriedade e comercialização. “Usamos o eucalipto para quase tudo aqui na propriedade. Isso ajuda a diminuir os custos da produção e ainda com isso, conseguimos manter um pedaço interessante de área florestal”, destaca ele. Além do uso sustentável da madeira, proveniente de reflorestamento, o produtor utiliza a cama de aviário como fonte de adubo orgânico para suas lavouras, outro elemento favorável a conservação do solo, tema que também foi abordado durante o encontro.

Além dos produtores, participaram do evento o Sr. Fernando Mantovani, presidente do SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Itapejara) e o Sr. Antonio Edson Azeredo, Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Itapejara D’Oeste.

O Sr. Mantovani, que vem apoiando as ações do projeto no município, destacou a importância da realização dos Dias de Campo para sensibilizar outros agricultores. “A finalidade é demonstrar aos produtores as técnicas desenvolvidas e mostrar os benefícios caso apliquem nas suas propriedades. É uma grande oportunidade para quem quer implantar uma floresta comercial ou recuperar uma área degradada com pastagem”, aponta ele.