Cultivo da pupunha se torna alternativa econômica viável em Cotriguaçu

Agricultores se tornam referência em boas práticas de produção sustentável na região.

O Projeto Rural Sustentável (PRS) realizou, nos dias 15 e 16 de setembro, o Dia de Campo (DC) nas propriedades rurais Sítio 3 Irmãos e Sítio Bragança, respectivamente, em Cuiabá, no Mato Grosso. A primeira propriedade do agricultor José Luiz dos Santos Rocha; e a segunda propriedade do agricultor Silvio José Bragança de Souza. A temática do dia 15 foi “Transferência de Tecnologia – sobre a Atividade Leiteira” e do dia 16 foi “Pupunha uma Alternativa Viável”.

Um dos destaques foi a propriedade do agricultor Silvio José, que tem uma área total de 51 hectares, dos quais, destinou quatro hectares para desenvolver o Sistema Agroflorestal (SAF) como alternativa para a recuperação de área degrada. A propriedade é uma referência de sustentabilidade e autossuficiência na região, pois apresenta mais de 80% de cobertura florestal e desenvolve outras atividades como pasto, coleta de castanha, coleta de sementes, agroindústria e, ainda, trabalham com educação ambiental, pois recebem visitas de estudantes, pesquisadores e agricultores que buscam mais informações sobre SAFs e sementes de diversas espécies.

Os vizinhos do seu Silvio ficaram muito interessados no SAF que trabalha o plantio de pupunha com outras espécies frutíferas e madeireiras. O plantio da pupunha dura, aproximadamente, 18 meses e, se bem manejado, pode se tornar uma alternativa econômica viável para o agricultor, pois é uma espécie com grande procura e de boa aceitação no mercado.

Participaram dos dias de campo 27 pessoas, entre agricultores, palestrantes, assistentes técnicos da região, Secretário de Agricultura de Juína, João Manuel Peres, Secretário de Agricultura de Cotriguaçu, Emerson Biensfield, técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) de Cotriguaçu, e a representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Mato Grosso, Damares de Castro Conte.

Para o Secretário de Agricultura de Juína, João Manuel Peres, a realização desse tipo de evento promovido pelo PRS, em que a propriedade rural vira uma grande sala de aula a céu aberto, é muito importante para a região. “Cada vez mais a agricultura está aderindo às boas práticas, para o agricultor que quer aliar a sustentabilidade à atividade que já desenvolve, ter a oportunidade de ver as iniciativas bem-sucedidas, além de motivar e  mostra na prática como fazer”, analisa o secretário.

Os agricultores Nira Lopes dos Santos Ramires e Eloides Rolas Mareco, aproveitaram a ocasião para tirar dúvidas, estreitar a relação com os técnicos cadastrados no Projeto Rural Sustentável além de fazerem propostas técnicas para o edital de Unidades Multiplicadoras (UMs).

Para saber mais sobre a chamada de UM destinada a pequenos e médios produtores rurais interessados em adotar tecnologias de baixo carbono em suas propriedades, é só acessar o edital completo no site www.ruralsustentavel.org.