Comitê Técnico Estadual do Rio Grande do Sul traça plano de ação

Encontro serviu para tornar o projeto mais efetivo

O Comitê Técnico Estadual (CTE) do Estado do Rio Grande do Sul do Programa Rural Sustentável (PRS) se reuniu, no dia 22 de setembro de 2017, na Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Representantes da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Emater, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Banco do Brasil e do Centro de Tecnologias Alternativas Populares (Cetap), uma das instituições de assistência técnica e extensão rural do Programa, juntamente com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), executor do projeto e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), órgão gestor, traçaram um plano de ação para o Comitê.
O plano tem como objetivo tornar o PRS mais efetivo e permitir que as instituições membros do Comitê possam participar mais ativamente do processo. Entre as ações previstas no plano estão treinamento de gestão para produtor, envio de roteiro de metodologia para execução dos dias de campo para todos os técnicos envolvidos, oficina para esclarecimento de dúvidas e dificuldades na submissão de documentos e informações junto ao portal.
Durante a reunião também foram apresentados resultados do período. Patrícia Reis, do Iabs, coordenadora do Bioma Mata Atlântica, indicou que até aquela data, haviam sido realizados, 119 Dias de Campo com 254 unidades demonstrativas (UD) implantadas, partindo de uma meta de 350. Foram capacitados 3.946 produtores e 767 agentes de assistência técnica e extensão rural.
O principal tema tratado nos dias de campo no Rio Grande do Sul tem sido integração lavoura-pecuária-floresta, seguido de manejo sustentável da floresta nativa e recuperação de áreas degradas com pecuária. Outra tecnologia abrangida pelo rural sustentável são as florestas comerciais. Passo Fundo foi o município que mais realizou dias de campo sendo quatro no total. Maria Parra, coordenadora do PRS no BID e Mariana Villar, coordenadora do Bioma Mata Atlântica do BID, estiveram presentes na reunião.