Enxertia de Castanheira é tema de Dia de Campo em Cotriguaçu

Técnica de enxerto foi apresentada na Unidade Demonstrativa do PRS que desenvolve tecnologia de SAF com plantações de frutíferas

O Projeto Rural Sustentável (PRS) realizou, no dia 02 de setembro, o Dia de Campo (DC) na propriedade rural Sítio Castanha, do agricultor Amilton Castanha, localizada na Linha Gaúcha, na MT 170 km 11, no município de Cotriguaçu, com a temática “Enxertia em Castanheiras”.

Participaram do evento 18 pessoas, entre agricultores, técnicos da Secretaria de Agricultura de Cotriguaçu e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e representantes de outras instituições.

O dia de campo abordou temáticas como a germinação da castanha e os cuidados com as mudas, produção e comercialização das castanhas a partir da experiência da Associação dos Coletores de Castanha do Brasil do PA Juruena (ACCPAJ). Veridiana Vieira, presidente da associação, falou sobre as boas práticas de coleta, os desafios de uma associação de coletores e os entraves comerciais.

Os participantes puderam conhecer, mais a fundo, a enxertia em castanheira, apresentada por Amilton Castanha, proprietário da Unidade Demonstrativa, que desenvolve a tecnologia Sistemas Agroflorestais (SAFs) com plantações de castanheiras, café, cacau, cupuaçu, dentre outras frutíferas.

Usando como porta enxerto uma castanheira, que já estava com 6 anos de idade, Amilton demonstrou como é feita a técnica que retira material vegetal de uma parte em crescimento (gema ou broto) da planta já adulta em fase reprodutiva, e introduz o material em outra planta, da mesma espécie, que ainda é jovem para acelerar a produção de frutos.

Na atividade, Amilton Castanha explicou, ainda, como diferenciar uma castanheira de mais de 20 anos plantada por enxerto de outra plantada por sementes e mostrou uma castanheira matriz, que, pelos conhecimentos populares, tem mais de 300 anos.