Região sudoeste do Paraná recebe Dia de Campo

Evento realizado em Itapejara D’Oeste teve como temática o Plantio de Florestas Comerciais

Localizada a 09 km do município de Itapejara D’Oeste, a propriedade rural Gnoatto foi sede, no último dia 17, do Dia de Campo “Gestão Sustentável da Propriedade Rural e o Plantio de Florestas Comerciais”. Estiveram presente cerca de 45 participantes, entre produtores, agentes de assistência técnica, estudantes de agronomia da Universidade Tecnológica Federal do paraná (UTFPR), além de gestores públicos, como o secretário de agricultura do município, Antônio Edson de Azeredo.

O proprietário da Unidade Demonstrativa, Almir Antônio Gnoatto, que também é professor do curso de agronomia da UTFPR, apresentou o histórico da propriedade e as técnicas de produção de baixo carbono implantadas, como o iLPF. Gnoato alertou os participantes para as novas tendências de produção que utilizam processos integrados para ampliar a produção, tanto na agricultura como na pecuária. Além das questões técnicas, o evento serviu também para divulgar a Chamada para Unidades Multiplicadoras , lançada em 28 de julho.

Ao detalhar as áreas de eucalipto implantadas, Gnoatto destacou que esta pode se tornar uma espécie de “poupança verde” ao produtor, caso ele tenha paciência para fazer o corte no período certo, incrementando a renda da propriedade como um todo. Além dos benefícios financeiros, apresentou as vantagens ambientais oriundas da técnica. “Com a implantação desta área, foi possível recuperar algumas nascentes da propriedade e conseguimos garantir a preservação da mata ciliar do córrego. Não derrubamos espécies nativas, somente inserimos o eucalipto no perímetro”, explica o produtor.

Saiba mais sobre Plantio de Florestas Comerciais

Saiba mais sobre outras tecnologias de baixa emissão de carbono

Saiba mais sobre a Chamada de Unidades Multiplicadoras

Escute matéria sobre Dia de Campo em Itapejara D’Oeste

Evento foi objeto de cobertura da Radio Panorama. Escute AQUI a matéria completa.