Município de Ariquemes recebe mais um Dia de Campo do PRS

26 produtores da região foram capacitados em Sistemas Agroflorestais Biodiversos

Produtores rurais e moradores de assentamentos do município de Ariquemes, no estado de Rondônia, receberam mais um Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável (PRS). No dia 28 de julho, a equipe do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) e Agente de Assistência Técnica (Atec) apresentaram aos participantes práticas de uso da terra e manejo florestal utilizadas por pequenos e médios produtores, além de benefícios para o desenvolvimento rural sustentável.
“O Projeto Rural Sustentável caiu como uma luva com o sistema que já produzia”, destacou João Batista Monteiro, responsável pelo Sítio Terra Livre e residente do Assentamento Novo Amanhecer. Desde 1998, Batista tem trabalhado com a consciência de preservação das matas e águas da região. O produtor, que já cultivou cacau e café em sua propriedade, agora trabalha com Sistemas Agroflorestais Biodiversos e sobre seu primeiro Dia de Campo relatou: “Gostei muito, tanto pela apresentação do projeto feita pela equipe como pela participação das pessoas e quando me perguntarem sobre o projeto só vou elogiar”, finalizou.
Já o participante Valdeci José Martins, morador da Agrovila II diz que valeu a pena participar doDia de Campo e ressaltou a importância de envolver a família em um projeto como o Rural Sustentável, que trata questões de preservação. “Como produtor a nossa tarefa é multiplicar a agroecologia no Estado de Rondônia e em todo os país”, destacou.
O Atec Jimi Amaral que atua com Sistemas Agroflorestais falou sobre a realização do evento. “É uma oportunidade de difundir as tecnologias propostas pelo projeto, o produtor além de retomar boas práticas pode ainda ter um reconhecimento pelo trabalho realizado garantindo assim os recursos às gerações futuras, além de ser um estímulo para que outras propriedades sejam Unidades Multiplicadoras”, declarou.