Em Cotriguaçu, produtores rurais conhecem o SAF

Participantes do Dia de Campo no município mato-grossense ficaram interessados em participar do projeto como Unidade Multiplicadora (UM)

O Projeto Rural Sustentável (PRS) realizou, no dia 29 de julho, o Dia de Campo (DC) na propriedade rural Sítio Ecológico, localizada no Projeto de Assentamento (PA) Juruena, 30 km de Cotriguaçu, com a temática “Podas em Sistemas Agroflorestais e Frutíferas”. Participaram do evento 23 produtores, que puderam conhecer melhor o PRS e a Unidade Demonstrativa (UD) do agricultor Monzés Vieira da Rocha, que destinou quatro hectares da propriedade para desenvolver um Sistema Agroflorestal (SAF), que favorece a recuperação da produtividade de solos degradados através de espécies florestais, frutíferas e hortaliças.

Durante a atividade, os produtores puderam conhecer vários tipos de poda em SAFs e conhecer uma prática chamada de Sanidade Vegetal, que é uma espécie de curativo natural que se usa após a poda das árvores. Esse processo envolve a pasta bordalesa que tem na composição cal virgem, sulfato de cobre e água. Essa técnica previne o ataque de fungos e outros microrganismos que podem aproveitar o ferimento da poda e se instalar na planta causando doenças.

Em outro momento, os participantes puderam aplicar na prática as técnicas de poda aprendidas e ainda trocar experiências. Vários agricultores, que cultivam o café, ficaram interessados em ingressar no PRS como Unidade Multiplicadora (UM) implantando na propriedade o café agroflorestal.

Para saber mais sobre a chamada de UM destinada a pequenos e médios produtores rurais interessados em adotar tecnologias de baixo carbono em suas propriedades, é só acessar o edital completo no site www.ruralsustentavel.org/participe.

Confira o calendário dos próximos DCs em Cotriguaçu:

Data Nome
19/08 Propriedade Rural Sítio Resplendor
29/08 Propriedade Rural Sítio Três Irmãos
09/09 Propriedade Rural Sítio Três Irmãos
15/09 Propriedade Rural Sítio Castanha

 

Saiba mais sobre a tecnologia SAF AQUI