Sistema Agroflorestal é tema de dia de campo em Marabá, no Pará

O evento foi direcionado a pequenos e médios produtores rurais da região contou com a participação de 44 agricultores. Saiba mais

O Sistema Agroflorestal (SAF) foi o foco do dia de campo realizado, nesta sexta-feira (28), na Chácara Plano de Deus, em Marabá, no Pará. A propriedade rural é uma das que implementaram tecnologias de baixa emissão de carbono por meio do incentivo do Projeto Rural Sustentável (PRS). O evento teve a participação de 44 agricultores familiares do município paraense.

Há dez anos, Jovailton Soares da Silva, proprietário da “Plano de Deus”, e a família iniciaram o cultivo de abacaxi e, posteriormente, perceberam a necessidade de diversificar a produção. Foi quando optaram pelo SAF. Desde então, a propriedade tem recebido apoio e incentivo financeiro por meio do PRS. “Nós plantamos outras culturas permanentes que, às vezes, demoram para produzir. Então, com o apoio do PRS conseguimos manter e diversificar a produção”, ressalta o agricultor familiar.

Com o SAF, tecnologia que consiste no consórcio entre agricultura e floresta, a família pode também recuperar áreas degradadas com a pecuária, atividade que exerciam na propriedade antes de substituí-la pelas culturas frutíferas. Para a introdução do sistema citrus, foram utilizados alguns fragmentos florestais identificados na propriedade. “A adoção dessas culturas trouxe mais rentabilidade do que o gado”, comenta Jovai Soares da Silva, filho de Jovailton.

O dia de campo foi realizado com o objetivo de atrair outros produtores e produtoras à adotarem tecnologias de baixo carbono, como Carlos Alberto de Oliveira que esteve presente no evento. “Se o projeto sair, junto com a assistência técnica, vai alavancar muito a nossa região, e nos trará muitos benefícios”, comenta o produtor que irá participar da Chamada de Propostas de Unidades Multiplicadoras, lançada no dia 28 de julho.

DIAS DE CAMPO – As atividades acontecem em propriedades rurais previamente selecionadas que já adotam uma ou mais tecnologias de baixa emissão de carbono apoiadas pelo Projeto, como, por exemplo, o Manejo Sustentável de Florestas Nativas ou o Sistema de Integração lavoura-pecuária-florestas (iLPF). Ao todo, no Estado do Pará, foram identificadas, até o momento, 35 propriedades com essas características e que funcionarão como unidades demonstrativas para realização dos Dias de Campo. Até setembro já estão agendados outros 17 dias de campo em propriedades de seis municípios paraenses. O próximo evento, no Pará, está marcado para dia 1° de agosto, no município de Tucumã. Além do responsável pela unidade demonstrativa, os participantes receberão orientações de técnicos especializados. Os interessados devem ficar atentos ao cronograma de atividades divulgado no site do Projeto Rural Sustentável para participar.

Saiba mais sobre as tecnologias apoiadas pelo projeto AQUI