Dia de Campo é realizado em propriedade rural de Nova Londrina

Evento reuniu mais de 35 pessoas da região que foram capacitadas na tecnologia iLPF

No último dia 28, em Nova Londrina, na Fazenda Santa Luzia, propriedade do agricultor Silvio Antônio Pires, aconteceu o primeiro Dia de Campo realizado no Estado do Paraná, nesta nova fase de implementação do Projeto Rural Sustentável. O evento teve como principal objetivo demonstrar para outros produtores da região a técnica de produção de baixo carbono implementada por Pires e seus familiares – a integração Lavoura Pecuária Floresta (iLPF) – sensibilizando-os para os benefícios ambientais, financeiros e de produção oriundos do uso da técnica. Além das questões técnicas, o evento serviu também para divulgar a Chamada de Propostas de Unidades Multiplicadoras, lançada no dia 28.

O evento contou com a participação de pequenos e médios agricultores da região de Nova Londrina, técnicos em extensão rural da Emater, representantes de sindicatos rurais e de cooperativas de produção agrícola, além de técnicos do Banco do Brasil, parceiro na implementação do projeto. Pedro Paulo de Melo, 81, agricultor da região, participou do dia de campo e fez planos para adotar a tecnologia. “(…)foi muito bom, muito explicativo, com grandes oradores e técnicos, que nós pudemos conhecer pessoalmente. Foi uma satisfação imensa participar. Agora, vamos entender melhor e participar da Chamada para adotar a tecnologia”, afirmou

DIAS DE CAMPO – As atividades acontecem em propriedades rurais previamente selecionadas que já adotam uma ou mais tecnologias de baixa emissão de carbono apoiadas pelo Projeto, como, por exemplo, o Manejo Sustentável de Florestas Nativas ou o Sistema de Integração lavoura-pecuária-florestas (iLPF). Ao todo, no Estado do Paraná, foram identificadas, até o momento,235 propriedades com essas características e que funcionarão como unidades demonstrativas para realização dos Dias de Campo. Até setembro já estão agendados outros 14 dias de campo em propriedades de sete municípios paranaenses. O próximo evento, no Paraná, está marcado para dia 3 de agosto, no município de Itapejara D’Oeste. Além do responsável pela unidade demonstrativa, os participantes receberão orientações de técnicos especializados. Os interessados devem ficar atentos ao cronograma de atividades divulgado no site do Projeto Rural Sustentável para participar. Os municípios beneficiários do projeto no Paraná são: Francisco Beltrão, Renascença, Itapejara d’Oeste, Verê, DoisVizinhos, Realeza, Paranavaí, Nova Londrina, Primeiro de Maio e Bandeirantes.

Saiba mais sobre a tecnologia iLPF AQUI