Alunos de curso técnico em Marabá-PA conhecem o SAF

Sistema Agroflorestal implantado com a fruticultura foi apresentado em eventos realizados em propriedades rurais da região

O Sistema Agroflorestal (SAF) foi a pauta dos três dias de campo promovidos nos dias 24, 25 e 26, em Marabá, localizado no sudeste do Pará. A tecnologia de baixa emissão de carbono, aliada à fruticultura, é desenvolvida nas três propriedades rurais que sediaram os eventos.

Os dias de campo foram realizados nas propriedades: Fazenda Vale do Paraíso; Sítio Prata; e Fazenda Souza. Os eventos tiveram a presença de 120 produtores e produtoras rurais que obtiveram conhecimento sobre como implementar arranjos agroflorestais em suas propriedades, bem como participar do PRS e ter apoio financeiro.

Além disso, o dia de campo, realizado na sexta-feira (26), recebeu 32 dois alunos do curso de Técnico Agropecuário, do Campus de Marabá, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). A maioria dos alunos são filhos de produtores e poderão repassar aos pais o que conheceram no dia de campo.

As Unidades Demonstrativas praticam a fruticultura direcionada ao beneficiamento da polpa de frutas. Com o SAF puderam implementar culturas em áreas degradas e assim recuperar as mesmas com a implantação da tecnologia.