A importância da escolha do capim para cada época do ano

A resistência de cada espécie varia entre períodos de seca e períodos chuvosos

 

Em 14 de dezembro o Projeto Rural Sustentável realizou Dia de Campo no Sítio Vale do Juruena, propriedade de Adriano G. da Silva e família, localizado no município de Brasnorte, no estado do Mato grosso.

O evento que contou com a presença de 38 pessoas, entre homens, mulheres, jovens e crianças, abordou o tema “Recuperação e Reforma de Pastagem”. O palestrante Robson Vicente Lobo foi o engenheiro agronomo e técnico da EMPAER (Empresa Mato Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural).

Robson explicou que entre os fatores que degradam uma pastagem, a principal é o uso intensivo do solo sem a preocupação de repor os nutrientes, o que resulta em uma baixa qualidade de capim, alta incidência de pragas e doenças e consequente perda de peso dos animais. Por isso, é importante o acompanhamento da qualidade do solo por meio de amostras enviadas para laboratórios de análise. De posse desses dados, segundo ele,  é possível realizar uma adubação de cobertura conforme a necessidade da propriedade.

No Sítio Vale do Juruena foi plantado o capim “Mombaça” (Panicum maximum), uma espécie de gramínea lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no ano de 1994. Esse capim tem um bom desenvolvimento na região, porém ele não cresce nos períodos da seca, que no estado do Mato Grosso pode chegar de quatro a cinco meses. Já a Brachiaria “Brisantao” é uma espécie de pastagem de desenvolvimento regular, mas com a vantagem de ser mais resistente ao período de seca.

O produtor Paulo Leal ponderou que não é recomendado semear capins de diferentes espécies em uma mesma área. Por suas características diferentes uma espécie pode prejudicar o desenvolvimento da outra, por isso devem ser plantadas em piquetes diferentes, se possível considerando capins que se desenvolvem no período da estiagem mesclados com outros que resistem a períodos chuvosos.

Após a palestra, o produtor Adriano mostrou as áreas onde foram realizadas as correções do solo e plantio do capim além de apresentar as áreas piqueteadas. Adriano falou a respeito do tamanho dos piquetes, quantos animais suportam e quantos dias ele deixa os animais em cada piquete.