Área de Preservação Permanente preserva os recursos hídricos e a biodiversidade

O tema foi referente ao Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água, 22 de março, tem o objetivo de alertar a população para a preservação dos recursos hídricos do planeta. Para chamar a atenção de produtores rurais paraenses, para esse tema, os Dias de Campo, de 21 e 23 de março, do Projeto Rural Sustentável (PRS), foram realizados com o objetivo de mostrar a importância das Áreas de Preservação Permanente (APP), para a proteção das matas ciliares e nascentes dos rios.
Os encontros aconteceram na Fazenda Castanheira e no Sítio Santa Terezinha, no municipio de Tucumã e contaram com a participação de 81 pessoas. As palestras abordaram os impactos causados pelos danos as Áreas de Preservação Permanente e a revitalização resultante desta técnica.
As Áreas de Preservação Permanente são fundamentais para a proteção de nascentes e rios, além de outras funções. A Lei 12.651, estabelece que as áreas de preservação permanente têm a função ambiental de “preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das propriedades humanas”.
Segundo o engenheiro agrônomo e agente de assistência técnica do PRS, Frederico Azevedo, as APP também afetam a produção. “Com a degradação das matas ciliares ocorre o assoreamento dos rios e nascentes, poluindo e reduzindo a água utilizada na agricultura. Além de provocar desequilíbrio ambiental, a consequência é o aumento do ataque de pragas com a redução de inimigos naturais”, finaliza Azevedo.