26Encontro reúne produtores rurais paraenses aprovados no Projeto Rural Sustentável

Reunião orientou sobre etapas de implantação das tecnologias de baixo carbono.

Os produtores rurais, de Tucumã, no Pará, com propostas técnicas aprovadas nas Chamadas para Unidades Multiplicadoras (UMs), participaram de reunião realizada, dia 26 de janeiro, no Salão Paroquial da cidade, para receberem informações e tirarem dúvidas sobre a implantação das tecnologias de baixo carbono em suas propriedades.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Tucumã, promoveu apresentação geral, realizada pela monitora de campo, Loyanne Lima. O encontro reuniu mais de cem produtores rurais, além dos Agentes de Assistência Técnicas (ATECs), que submeteram as propostas aprovadas.

“Nessa reunião, foi explicada as fases de implantação da UMs, como seria a parte metodológica de visitas técnicas, preenchimento de relatórios, mapeamento, e como será o Projeto na prática”, explica Frederico Nascimento, ATEC do Rural. Na empresa de consultoria da qual faz parte, pelo menos dez ATECs tiveram propostas aprovadas.

A produtora rural, Marta Santana de Andrade, foi uma das selecionadas. “Todos nós que somos pequenos produtores queremos fazer algo bom, para deixar para filhos e netos, mas muitas vezes não damos conta sozinhos. Esse Projeto vai ajudar em todas as áreas em nossa propriedade, desde o plantio com o Sistema Agroflorestal (SAF) e Recuperação de área Degradada com Pastagem (RAD-P),” ressalta a produtora.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Clarismar Oliveira, acredita que as propostas técnicas aprovadas no município podem aumentar a produtividade agrícola, ao mesmo tempo que diminuem a pressão sobre o meio ambiente.

“Nós estamos muito felizes com a possibilidade de recuperar muitas áreas que hoje estão degradadas, utilizando as tecnologias do projeto como Plantio de Sistemas Agroflorestais, Recuperação de Área Degradada com Pastagem e FlorestasImplantação de Sistemas Agrosilvopastoril e a Plantação de Florestas. Todas as tecnologias apoiadas pelo Projeto, impactam positivamente e diretamente o município na questão ambiental”, finaliza Clarismar.