Cadastro Ambiental Rural é tema de dia de campo

A adequação ambiental foi abordada no evento realizado em Rondon do Pará

No sábado (21), o Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi abordado no dia de campo do Projeto Rural Sustentável (PRS), realizado no Sítio Vó Deja, em Rondon do Pará, no sudoeste paraense. O tema atraiu 13 produtores rurais do município.

O CAR foi criado pela Lei 12.651/12, que “estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Proteção Permanente e as áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento da matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtores florestais e o controle da prevenção dos incêndios florestais, e prevê instrumentos financeiros para o alcance de seus objetivos”.

O Cadastro é um registro eletrônico obrigatório para todas as propriedades rurais e forma uma base dados que permite o controle, monitoramento e combate ao desmatamento. O CAR é um dos requisitos para participar do PRS. É necessário atestar que a propriedade passou pela adequação ambiental.

No evento, os produtores puderam conhecer as etapas para participar do Projeto seja pelas Chamadas para Unidades Demonstrativas (UD) ou para Unidades Multiplicadoras (UM).