Técnica de poda do cacaueiro contribui para a produtividade

Tema foi abordado em dia de campo realizado em Tucumã

A poda do cacaueiro foi o tema abordado, nesta quinta-feira (31), no dia de campo promovido no Sítio Pai e Filho, Unidade Demonstrativa do Projeto Rural Sustentável (PRS), localizado em Tucumã, no sudeste do Pará. Mais de 40 agricultores rurais do município foram apresentados a técnicas que contribuem com a produtividade e combate a pragas e doenças.

Na propriedade do Lindomar Leitão Alves, que há quatro anos participa do PRS, foi inserido o Sistema Agroflorestal (SAF). A adoção das técnicas apresentadas deu eficiência a produtividade e aumento na produção. “Com a poda nós também diminuímos problemas com pragas”, ressalta o produtor rural.

Beneficiado pelo PRS, Alves pode investir na propriedade e gerar a renda. “Nos ajudou muito e, enquanto não tínhamos produção do cacau produzimos mandioca, o que manteve a renda”, afirma.

No dia de campo também foi apresentado como os produtores podem participar do PRS, inclusive das Chamadas de Propostas para Unidades Multiplicadoras. O produtor rural Nédio Jacob Vanini foi um dos participantes do evento e ele pretende submeter propostas. “Tem uma área degradada em minha propriedade e pretendo recuperar e plantar cacau”, finalizou o produtor rural.