Dia de Campo revela como obter bons resultados na produção de leite

Agricultor familiar utiliza plantio de árvores em local de pastagem dos animais

Os irmãos Wagner e Sérgio Erhardt, produtores rurais da comunidade de Alto Alegre, localizada cerca de 6 km do município de Verê, na região Sudoeste do Paraná, estão bem satisfeitos com os resultados na sua produção de leite. Eles compartilharam os conhecimentos aprendidos depois de implantarem o plantio de eucalipto, no Dia de Campo realizado na no dia 31 de outubro, na Unidade Demonstrativa (UD) aprovada no Projeto Rural Sustentável.
O proprietário da UD, Wagner Erhardt, de 37 anos, contou que sua família veio do interior de Santa Catarina morar na região de Alto Alegre há 55 anos e desde então, vivem nesta mesma chácara que hoje ele e sua esposa administram. “Logo depois que viemos morar no Paraná, meu pai comprou as primeiras cabeças de gado, mas antigamente não tínhamos todo esse conhecimento sobre a produção de leite que temos hoje”, conta o proprietário.
Atualmente, Wagner possui 30 vacas que produzem cerca de 29,5 litros em média por dia. O resultado foi obtido graças a melhora na sensação térmica proporcionada pelas sombras de 12 linhas de Eucalipto plantadas na propriedade.
A professora Lilian Regina Rothe Mayer, Mestre em Zootecnia pela UTFPR de Dois Vizinhos, explicou como funciona a tecnologia: “Os animais também produzem um leite de melhor qualidade e em maior quantidade, com uma temperatura mais amena, provocada pela sombra das árvores.”
A professora falou também dos benefícios ambientais oriundos da implementação da tecnologia, como o controle de espécies daninhas, conservação do solo pela baixa incidência de sol forte intermitente e proliferação de espécies de animais, como por exemplo, as garças que ajudam na decomposição de outras matérias orgânicas benéficas ao solo, servindo também como um indicador de equilíbrio ambiental.
Sérgio, irmão mais velho de Wagner e ex-sócio na propriedade, explicou a receita do sucesso para o alcance destes expressivos resultados: “apostar na redução do stress animal, com uma boa orientação técnica em relação à genética animal e uma alimentação preparada com consciência pelo produtor são fatores fundamentais para bons resultados na produção”, afirmou ele. Ele conta que depois de apostar nesses 3 fatores, seu irmão obteve um aumento médio de 20% na produção de leite, por animal.
Wagner falou da importância do Rural Sustentável, porque com os recursos doados, ele pode comprar calcário e corrigir o solo da área que planta o milho, um dos principais elementos que integram a dieta do próprio rebanho. “Foi uma surpresa boa quando ficamos sabendo do projeto, porque quando nós plantamos os piquetes com eucalipto a uns 7 anos atrás, a gente nem sabia se ia dar certo ou não. Agora com o projeto, nós ainda recebemos esse recurso extra que ajudou a gente a fazer umas melhorias no sistema como um todo”.
Já o produtor rural, Maurino Jutel, presidente da COAFA – Cooperativa de Alimentos da Agricultura Familiar de Verê, participante do Dia de Campo, destacou a importância da execução do Projeto Rural Sustentável, “principalmente pra agricultura familiar, quando se trata da região sudoeste do Paraná, onde as tecnologias são direcionadas para outros fins, que não aos projetos sustentáveis da nossa região”, relata o produtor. Maurino contou que vai procurar orientação de um técnico que atende o município para submeter uma proposta de Unidade Multiplicadora.