Evento Final de Apresentação de Resultados da fase I e Lançamento da fase II

O Evento

O Projeto Rural Sustentável realizou no dia 06 de maio, em Brasília-DF, o Evento Final de Apresentação dos Resultados da Fase I – Mata Atlântica e Amazônia e do Lançamento da Fase II – Cerrado e Caatinga.

A solenidade contou com a participação das autoridades: o Senhor Marcos Montes, Ministro de Estado Interino do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, o Senhor Vijay Rangarajan, Embaixador do Reino Unido, o Senhor Alexandre Meira Rosa, Vice-Presidente de países do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Senhor Fernando Camargo, Secretário de Inovação Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

O evento teve como objetivo compartilhar com os parceiros e convidados os resultados e as ações desenvolvidas durante a execução do Projeto, apresentar os novos biomas de atuação, além de premiar os vencedores do Prêmio Rural Sustentável.

Baixe as Apresentações

Projeto Rural Sustentável - Resultados PRS Fase I
- Pedro Alves Correa Neto - MAPA

Resultados de Pesquisa
- Dr. Renato Rodrigues - Embrapa

Agricultura Sustentável e Baixa Emissão de Carbono
- Cleber Oliveira Soares - Embrapa

Projeto Rural Sustentável - Lançamento do PRS Fase II - Cerrado e Caatinga
- Dr. Renato Rodrigues - Embrapa


Simultaneamente às apresentações, tivemos a participação da empresa Facilitando Ideias, que realizou em tempo real as ilustrações dos conteúdos apresentados nas palestras.

Práticas Sustentáveis

Prêmio

As artes em cerâmica foram produzidas pela Associação dos Artesãos de Capela – AL. As caixas dos prêmios foram confeccionadas pela Associação e Papelaria René Bertholet – PAPELAÇO, que desenvolvem e constroem produtos à base de papel de embalagem de cimento e de bagaço de cana.

Crachá

Os crachás disponibilizados no evento, além de exercerem a função de identificação dos participantes, possuem em sua composição sementes de pimenta, para serem plantados e cultivados.

Canudos de taboquinha

As bebidas foram servidas com canudos artesanais ecológicos, duráveis e biodegradáveis, produzidos pela Comunidade de Taboquinhas-BA.

Ecobags

Os Kits oferecidos para os participantes do evento foram distribuídos em Ecobags, produzidas em algodão cru.

Ilha de degustação do Chef Timóteo Domingos

A degustação servida foi elaborada pelo Chef Timóteo Domingos, que utilizou em seus preparos ingredientes do Semiárido Brasileiro como xique-xique, palma e doce de mandacaru entre outros, produzindo chips de cacto e maionese de palma.

Ilha de degustação da Chef Índia Kalymaracaya

Na Ilha de degustação da Chef Kalymaracaya, foram preparados pratos típicos da culinária Amazônica, como o “Hî-hî” (sobremesa feita a base de mandioca e coco, servido na folha de bananeira) e o Dadinho de tapioca com geléia de manga.

Buffet

Tivemos a honra de servir no coquetel, produtos que foram fornecidos por cooperativas, associações e grupos comunitários formado por agricultores familiares extrativistas que trabalham com o uso sustentável da biodiversidade nativa do Cerrado e da Caatinga.

Além de trazer produtos de excelente qualidade, este modelo de produção promove a segurança alimentar e renda para as comunidades locais, conciliando a geração de renda com conservação da biodiversidade nativa e fortalece a identidade territorial dos povos e comunidades tradicionais e a cultura e o saber local associados aos modos de vida tradicionais.

Agradecemos a Cooperativa Central do Cerrado pela assessoria e fornecimento dos insumos: pequi, licuri, jatobá, baru, babaçu e demais produtos do Cerrado e da Caatinga oferecidos no coquetel.

Decoração

Tivemos a satisfação de transmitir a ideia na elaboração de um ambiente singular, priorizando o conceito de sustentabilidade, com elementos rústicos e aconchegantes. Criamos um clima familiar com adornos típicos dos biomas em questão, harmonizado com o uso de diversificados legumes, hortaliças e frutas, como cachos de banana, couve-flor, brócolis, alface, cenoura que além de enriquecer, também foram destinados ao consumo pós o evento.